Consentimento de dados pessoais
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Política de Privacidade e de Protecção de Dados Pessoais
POLÍTICA DE PRIVACIDADE E DE PROTECÇÃO DE DADOS PESSOAIS
O Regulamento (UE) 2016/679 do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Abril de 2016 relativo à protecção das pessoas singulares no que diz respeito ao tratamento de dados pessoais e à livre circulação desses dados, é directamente aplicável a partir de 25 de Maio de 2018.
Uma vez que a APAV lida com diferentes tipos de dados pessoais, provenientes de diferentes grupos de titulares, o objectivo desta informação é dar-lhe a conhecer as novas regras aplicáveis ao tratamento dos seus dados pessoais, os seus direitos e a forma como pode gerir os seus consentimentos.
A protecção da privacidade e dos dados pessoais constitui um compromisso fundamental da APAV.
O QUE SÃO DADOS PESSOAIS?
Dados pessoais são informações relativas a pessoa singular viva, identificada ou identificável ou que possam levar à sua identificação. São também dados pessoais as informações que tenham sido descaracterizadas, codificadas ou pseudonimizadas mas que podem ainda servir para voltar a identificar a pessoa. Para que os dados anónimos possam deixar de ser alvo de proteção, é necessário que essa anonimização seja irreversível.
COM QUE FUNDAMENTOS TRATAM OS MEUS DADOS PESSOAIS?
Os seus dados pessoais são tratados pela APAV:
- por serem necessários ao exercício de funções de interesse público de que a APAV está investida;
- por serem necessários à celebração e execução de um contrato;
- por serem necessários ao cumprimento de obrigações legais impostas à APAV;
- por serem necessários ao prosseguimento de interesses legítimos da APAV; ou
- porque obtivemos o seu consentimento expresso – por escrito, oralmente ou através da validação de uma opção - e prévio e se esse consentimento for livre, informado, específico e inequívoco.
No caso de tratamento de dados pessoais de menores, a APAV exigirá que seja prestado consentimento prévio por parte dos detentores das responsabilidades parentais, a não ser que o referido tratamento se efectue ao abrigo de um dos restantes fundamentos.
QUEM SÃO OS TITULARES DOS DADOS E PARA QUE FINALIDADES OS RECOLHEM E TRATAM?
A APAV recolhe dados pessoais pertencentes a vários grupos de titulares e que são tratados com múltiplas finalidades, nomeadamente no âmbito da prestação de serviços de apoio a vítimas de crime e seus familiares, da participação em investigação e projetos internacionais e nacionais, do acolhimento de voluntários e estagiários, da receção de doações, entre outras.
POR QUANTO TEMPO GUARDAM OS MEUS DADOS PESSOAIS?
A APAV armazena os seus dados pessoais conforme as finalidades para que os mesmos são tratados. Há situações em que a lei permite armazenar os dados pessoais durante 10 anos, como por exemplo os dados necessários para informação à Autoridade Tributária para efeitos contabilísticos ou fiscais.
Mas, sempre que não exista uma obrigação legal específica, então os dados serão tratados pelo período necessário para o cumprimento das finalidades que motivaram a sua recolha e preservação e sempre de acordo com a lei, as orientações e decisões da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD).
Para garantir o cumprimento destes prazos, a APAV dispõe de sistemas informáticos com mecanismos de controlo do tempo de armazenamento, assegurando a eliminação de dados dentro dos prazos legais.
QUAIS SÃO OS MEUS DIREITOS?
Enquanto titular de dados pessoais, os seus direitos são os seguintes:
DE QUE MODO A APAV PROTEGE OS MEUS DADOS PESSOAIS?
A APAV implementa as medidas organizativas e de segurança adequadas e necessárias para garantir a segurança dos dados e a máxima confidencialidade, tratando a informação de acordo com procedimentos internos de segurança e através do uso de sistemas informáticos fiáveis. Assegura, assim, a proteção dos seus dados pessoais contra a destruição, a perda, a alteração, a difusão, o acesso não autorizado ou qualquer outra forma de tratamento acidental ou ilícito. Adicionalmente, os sistemas em funcionamento estão dotados de mecanismos de controlo de tempo de armazenamento, o que permite que os dados armazenados sejam eliminados dentro dos prazos legalmente devidos. Estes sistemas informáticos garantem também o logout em cada sessão nas diversas plataformas, a manutenção de um registo das atividades de tratamento de dados, e permitem que existam notificações caso haja violações de segurança.
A APAV tem implementado:
- requisitos e medidas de segurança lógicos, como a utilização de firewalls e sistemas de deteção de intrusão nos seus sistemas, a existência de uma política rigorosa sobre os acessos a sistemas e à informação e o registo das ações efetuadas pelos colaboradores da APAV sobre dados pessoais;
- medidas de segurança física, entre as quais se destacam um estrito controlo de acessos às instalações físicas da APAV;
- mecanismos de escrutínio, auditoria e controlo para garantir o cumprimento das políticas de segurança e privacidade;
- acções de informação e formação dos colaboradores da APAV.
QUEM É O RESPONSÁVEL PELO TRATAMENTO DOS MEUS DADOS PESSOAIS?
O responsável pela recolha e tratamento dos seus dados pessoais é a APAV, que, consequentemente, decide quais os dados recolhidos, meios de tratamento e finalidades para que os dados são usados.
A APAV tem um Encarregado da Protecção de Dados que:
- Assegura e controla a conformidade do tratamento de dados com a lei;
- É o ponto de contacto com o titular dos dados e a organização, caso existam questões relativas ao tratamento dos dados pela APAV;
- Coopera com a autoridade de controlo;
- Presta informação a entidades externas quanto ao tratamento feito a dados prestados pela APAV, particularmente sobre as suas obrigações no âmbito da privacidade e proteção de dados.
Pode contactar o Encarregado da Protecção de Dados através do seguinte endereço: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
EM QUE CIRCUNSTÂNCIAS EXISTE COMUNICAÇÃO DOS MEUS DADOS PESSOAIS A OUTRAS ENTIDADES, SUBCONTRATANTES OU TERCEIROS?
A APAV partilha dados com entidades externas autorizadas e que trabalhem com a organização, de forma a assegurar um tratamento de dados adequado. Em determinadas circunstâncias, a APAV é obrigada por lei a partilhar informação com entidades públicas, como autoridades polícias ou autoridades judiciárias, nomeadamente em contexto de processo judicial. Em qualquer dos casos, a APAV toma as medidas necessárias para garantir que tais entidades respeitam e protegem os dados pessoais transmitidos.
PORQUE É QUE A APAV UTILIZA COOKIES E O QUE POSSO FAZER CASO PRETENDA APAGÁ-LOS OU BLOQUEÁ-LOS?
Ao visitar o site da APAV, um pequeno ficheiro de texto (cookie) é criado e gravado no disco do seu computador. Este ficheiro permite um acesso mais fácil e rápido e a personalização da página, melhorando a qualidade da sua visita ao site. Este ficheiro permite-nos identificar dados do seu computador, como o IP (Internet Protocol), o sistema operativo e o tipo de browser que utiliza. Estes dados são apenas tratados pela APAV e não são divulgados a entidades externas. A maioria dos browsers atualmente aceita estes cookies automaticamente. Caso pretenda apagá-los ou definir o bloqueio automático, poderá fazê-lo no menu “Help” do seu browser. Bloqueando os cookies, poderá perder acesso a algumas funcionalidades do site.
O seu IP também pode ser recolhido aquando da ativação das várias interações presentes no site da APAV. Nesses casos, os dados recolhidos serão guardados unicamente pela APAV, com a proteção necessária.
NEWSLETTER
Ao subscrever a Newsletter da APAV, receberá no seu e-mail informação sobre as actividades promovidas pela organização. Pode modificar os seus dados pessoais, bem como remover o seu endereço na mailing list, a qualquer momento. Para tal, basta enviar um e-mail para o seguinte endereço eletrónico: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
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