Como ser Voluntário/a?

COMO SER VOLUNTÁRIO/A NA APAV?

Tendo por objetivo último a qualidade do apoio prestado a vítimas de crime em Portugal e a total satisfação dos/as seus/suas colaboradores/as (Voluntários/as no caso), a APAV conta com um processo de seleção e formação no âmbito do Voluntariado.

  

Processo Ciclo Voluntariado

  

Candidatura e entrevista de seleção

As candidaturas a voluntariado apav podem ser feitas presencialmente num dos nossos serviços, ou através de candidatura online. Caso a proposta do/a candidato/a se encaixe com as necessidades da apav, este/a será chamado/a para uma entrevista presencial onde se avaliam as suas expectativas, a sua disponibilidade e motivação para a realização de voluntariado

   

bot candidatura vol

   

Seleção dos/as candidatos/as, celebração do contrato-programa e integração do/a Voluntário/a

Uma vez aceite a candidatura, a APAV entra em contacto com o/a candidato/a e agenda-se um dia e hora para a assinatura do contrato-programa de onde contam os direitos e deveres do/a Voluntário/a. Nesse mesmo dia são apresentadas ao/à Voluntário/a as instalações onde este realizará o Voluntariado, assim como a equipa com quem colaborará.

  

   

Formação

A Formação APAV procura garantir o bom trabalho dos/as seus/suas colaboradores/as e uma boa prestação enquanto instituição que acredita e trabalha para que em Portugal todas as pessoas afetadas por um crime tenham acesso a serviços gratuitos, confidenciais e de qualidade e para que a posição da vítima de crime e os seus direitos sejam mais valorizados pela sociedade e pelas políticas.

Todos/as os/as Voluntários/as (à exceção das/os Amigas/os Probono) frequentam uma formação inicial (certificada pela DGERT) que os/as irá preparar para as atividades de voluntariado a realizar. Além da formação inicial, todos/as os/as Voluntários/as têm a possibilidade de frequentar formação contínua (Workshops temáticos, Seminários, Cursos de Especialização, etc.) que os/as capacitará de conhecimentos aprofundados sobre temáticas específicas do apoio a vítimas de crime.

  

Atividades de Voluntariado

Uma vez concluído o período de formação inicial, o/a Voluntário/a inicia a sua colaboração com a APAV. De um modo geral, e com excepção para os/as Amigos/as Pro Bono, é desejável que a pessoa voluntária disponibilize pelo menos 4 horas semanais, num período mínimo de 6 meses.