“Olá e bom dia Hora de SER, gostei muito do vosso projeto e aprendi ao máximo! Isto sim foi um projeto divertido, especialmente porque pude falar e mostrar o meu valor através de todas as coisas que aprendemos!”
“Gostei do projeto e das atividades.”
“Nossas aulas foram muito legais, gostei de aprender, queria que continuassem dando aula.”
“A abordagem destes temas desde a infância é muito pertinente”
“O Projeto promoveu atividades que desenvolveram a afetividade e socialização, bem como o tratamento de temas sensíveis e importantes”
O Projeto SERzinho Norte – Sensibilizar e Educar para os Relacionamentos no Pré-escolar dinamizou oficinas de reflexão participada com profissionais de educação e oficinas de evocação com crianças do pré-escolar, tendo contado com a participação de, respetivamente, 27 profissionais e 57 crianças.
Estas oficinas procuraram, respetivamente, a reflexão conjunta sobre metodologias de trabalho, práticas e experiências de prevenção da violência no terreno junto de crianças em idade pré-escolar. Procuraram ainda a apreensão de conhecimentos sobre a temática da violência e conceitos associados, entre os quais a empatia, os relacionamentos positivos, os efeitos da violência, a pessoa adulta de confiança e os serviços essenciais para a comunidade.
Os contributos e reflexões dos/as participantes foram sistematizados em duas infografias, nas quais estão reunidas, entre outros domínios, as reflexões-chave.
Os Projetos SERzinho Centro e SERzinho Alentejo, procurando auscultar entidades, organizações e profissionais que, no âmbito das suas atividades e funções, contactam ou intervêm com crianças em idade pré-escolar, para identificar práticas e experiências de intervenção no domínio da prevenção da violência junto de crianças desta faixa etária, conduziram dois estudos de diagnóstico, um em cada zona geográfica, cujos principais resultados e conclusões, estão refletidos na seguinte infografia.