O Seminário Final do projeto Infovítimas III terá lugar em Lisboa, a 19 de setembro, na Fundação Calouste Gulbenkian. Trata-se do evento de encerramento do Projeto Infovítimas III, dinamizado pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, entre os anos 2020 e 2022.
Com mais de 50 anos de existência, a Fundação Calouste Gulbenkian é uma das mais importantes fundações europeias, desenvolvendo uma vasta atividade em Portugal e no estrangeiro através de projetos próprios, ou em parceria com outras entidades, e através da atribuição de subsídios e bolsas. A Fundação tem delegações em Paris e em Londres, cidades onde Calouste Gulbenkian viveu.
Na sua Sede, em Lisboa, dispõe de um Museu, de um Centro de Arte Moderna e de uma Biblioteca de Arte, mas também de uma Orquestra e de um Coro, que atuam ao longo do ano no âmbito de uma temporada de música internacional. Realiza exposições individuais e coletivas, promove conferências internacionais, colóquios e cursos, e organiza um extenso programa de atividades educativas para crianças e adultos. Distribui subsídios e concede bolsas de estudo para formação em Portugal e no estrangeiro e apoia programas e projetos de natureza científica, educacional e artística. Desenvolve uma intensa atividade editorial, sobretudo através do seu plano de edições de manuais universitários. Promove e estimula projetos de ajuda ao desenvolvimento com os países africanos de língua portuguesa e Timor-Leste. Promove a cultura portuguesa no estrangeiro e desenvolveu igualmente um programa de preservação dos testemunhos da presença portuguesa no mundo. Paralelamente às suas atividades em Portugal e no estrangeiro, de promoção da cultura portuguesa, a Fundação desenvolve um programa de atividades em prol da Diáspora Arménia para a disseminação da sua língua e cultura.
Saiba mais sobre a Fundação Calouste Gulbenkian.
O projeto Infovítimas nasceu em 2011 sobre o mote de contribuir para a quantidade e qualidade de informação disponível às vítimas de crime e à sociedade em geral sobre o sistema de justiça criminal, os seus direitos e como exercê-los. Entre cada edição, o projeto Infovítimas expandiu em parcerias e em horizontes, sendo que esta terceira edição contou com parceiros de Portugal, Alemanha, Grécia, Irlanda, Itália, Lituânia, Polónia e Republica Checa.
Após o sucesso das duas primeiras edições, celebramos, neste seminário, o final de mais uma edição Infovítimas onde o trabalho de equipa entre todos os parceiros envolvidos permitiu a criação e difusão de ferramentas informativas com conteúdos essenciais ao exercício pleno dos direitos das vítimas de crime.