APAV participou na Consulta Pública relativa à proposta de Referencial de Educação para o Risco
A APAV participou na consulta pública relativa à proposta de Referencial de Educação para o Risco - Educação Pré-Escolar, Ensino Básico e Ensino Secundário, desenvolvido em colaboração entre a Direção-Geral da Educação (DGE), a Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) e a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC).
Este Referencial constitui um documento orientador para a implementação da Educação para o Risco, desde a Educação Pré-Escolar até aos Ensinos Básico e Secundário, e visa promover a adoção de comportamentos de segurança, de prevenção e de gestão adequada do risco.
A APAV, enquanto entidade interessada na proteção e promoção da segurança das crianças e jovens e no decurso do trabalho que desenvolve ao nível da sensibilização e prevenção da violência e/ou do crime, aproveitou a oportunidade para salientar a necessidade de o Referencial contemplar as temáticas da Violência e do Crime.
De igual forma, a APAV sensibilizou para o facto de a violência e de o crime constituírem riscos reais e de as crianças e jovens representarem um grupo de particular vulnerabilidade. A APAV entende, por isso mesmo, como fundamental a consciencialização, educação e capacitação dos/as alunos/as e da comunidade educativa em relação a estes temas, às estratégias e recursos para proteção e atuação adequada em caso de violência e/ou de crime contra crianças e jovens.
O contributo encontra-se disponível aqui: