APAV presente no Lançamento da Plataforma da Sociedade Civil da UE contra o Tráfico de Seres Humanos
No passado dia 31 de Maio decorreu o Lançamento da Plataforma da Sociedade Civil da UE contra o Tráfico de Seres Humanos, em Bruxelas.
A APAV esteve representada neste evento por Rita Bessa, gestora do Projeto SUL 2 – Unidade de Apoio à Vítima Imigrante e combate do Tráfico de Seres Humanos.
Esta plataforma criada pela Comissão Europeia servirá de fórum para as organizações da sociedade civil que trabalham a nível europeu, nacional e local no domínio dos direitos humanos, direitos das crianças, das mulheres e igualdade de género, bem como no acolhimento dos migrantes. A plataforma terá como objectivo primordial a partilha de experiências e boas práticas entre os participantes, bem como a promoção da colaboração interinstitucional no domínio do TSH.
A Comissão Europeia apoiará a plataforma através da organização de reuniões periódicas, a fim de recolher informações cruciais sobre os principais desafios que as organizações da sociedade civil enfrentam no terreno.
Esta primeira reunião reuniu 100 organizações da União Europeia, entre as quais a APAV, e promoveu a reflexão sobre as prioridades políticas e as futuras atividades da plataforma, incluindo eventuais atividades de sensibilização, partilha e debate de boas práticas no domínio da identificação, assistência e apoio a vítimas de Tráfico de Seres Humanos.