Dia Europeu da Internet Mais Segura 2013
No dia 5 de fevereiro celebrou-se o Dia Europeu da Internet Mais Segura 2013, este ano com o tema "Direitos e deveres online: Liga-te, mas com respeito", envolvendo mais de 100 países no mundo inteiro.
Em Portugal terão lugar mais de 500 ações sobre a utilização segura da Internet, a decorrer entre 4 e 16 de fevereiro em vários pontos do país. Conduzidas pelo Centro Internet Segura, projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, estas atividades têm como propósito sensibilizar a população, em especial jovens e crianças, sobre como beneficiar em segurança das grandes oportunidades oferecidas pela Internet. As atividades preparadas pelo Centro Internet Segura estendem-se a outros grupos da população, nomeadamente seniores, pessoas com necessidades especiais, incluindo várias iniciativas explicitamente destinadas a pais e educadores.
A APAV enquanto Entidade Parceira do Projeto Internet Segura assinala este dia, alertando para a importância de todos promovermos uma utilização mais segura, inclusiva e responsável das tecnologias online.
Para mais informações e serviços sobre a temática consulte:
www.internetsegura.pt – Portal nacional com informações sobre o projeto, dicas para uma navegação segura, recursos para os utilizadores e quizzes para avaliação de conhecimentos (secção Pergunta à INES);
www.Seguranet.pt – Sítio dedicado à temática da Internet Segura para a comunidade escolar: escolas, professores, alunos, e encarregados de educação e familiares de alunos;
LinhaAlerta.internetsegura.pt – Serviço "Linha Alerta" do Centro Internet Segura para denúncia de conteúdos ilegais online.
www.internetsegura.pt/linha-ajuda – Serviço "Linha Ajuda" do Centro Internet Segura para atendimento telefónico e online de crianças, jovens, pais e professores, sobre questões relacionadas com o uso de tecnologias em linha.
www.facebook.com/internetsegura.pt – Serviço de Dicas diárias do Centro Internet Segura sobre como garantir a segurança na utilização das TIC e da Internet.
O Centro Internet Segura, a operar desde 2007, é da responsabilidade de um consórcio coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, IP, que envolve a Direcção-Geral da Educação do Ministério da Educação e Ciência (DGE), a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), o Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ) e a Microsoft Portugal, e assegura a representação portuguesa na INSAFE - rede europeia de cooperação dos projetos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos, financiada pela Comissão Europeia.