Nova campanha de sensibilização: Crianças intocáveis
Grande parte das situações de violência contra crianças acontece dentro da casa da vítima ou da pessoa agressora. Na maior parte das vezes, esta pessoa é alguém que faz parte do círculo de confiança da família, o que nos revela uma triste realidade: todas as crianças são potenciais vítimas de abuso. A APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima desafiou a agência FCB Lisboa a criar uma campanha de sensibilização sobre este tema.
A FCB Lisboa aproveitou um dos assuntos mais falados nos últimos meses, as cada vez mais esbatidas fronteiras entre a realidade e o mundo virtual. Isso serviu de mote para destacar quais as únicas crianças livres de sofrer qualquer tipo de abuso: as que não existem. A campanha “Crianças intocáveis” foi desenvolvida com uma ferramenta de criatividade em AI (RAIN) e com imagens produzidas em MidJourney; os filmes foram desenvolvidos pela produtora Trix.
“Não deixa de ser irónico que tenhamos de apelar ao mundo virtual para cativar as pessoas para um problema tão real como este. A sociedade precisa compreender que impedir abusos é uma tarefa de todos”, afirma Edson Athayde, Diretor Criativo Executivo da FCB Lisboa. Sobre o uso de IA, comenta: “Trata-se de algo inovador em muitos aspetos. A Inteligência Artificial foi utilizada em todos as partes do processo. A ferramenta RAIN, desenvolvida pelo publicitário Domenico Massareto, foi fundamental durante o brainstorming de ideias”.
Linha de Apoio à Vítima | 116 006 | dias úteis das 8h às 22h (chamada gratuita)