Dia Internacional para a Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa | 15 de junho
O Dia Internacional para a Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa foi definido em 2006 pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa, e passou a ser reconhecido como um dia internacional pelas Nações Unidas, em 2011.
Este dia foi instituído para alertar para a violência contra pessoas idosas, e para as previsões de aumento deste fenómeno, em particular em países se verifica um acelerado envelhecimento da população, como em Portugal.
Nesta data, a APAV defende que todos devemos contribuir para a construção de uma sociedade onde os direitos não tenham idade, desconstruindo os nossos próprios preconceitos em relação ao envelhecimento e às pessoas idosas; identificando os microcomportamentos idadistas que temos, individualmente e nas nossas Instituições/Organizações; e não normalizando comportamentos violentos contra pessoas idosas, denunciando-os.
A Linha de Apoio à Vítima está disponível através do número 116 006 (dias úteis, das 08h00 às 22h00). O apoio é confidencial e gratuito.