Modalidades de Voluntariado
MODALIDADES DE VOLUNTARIADO
Na APAV, o Voluntariado pode ser exercido de quatro formas distintas:
|
|
Técnico/a de Apoio à Vítima Voluntário/a
Esta modalidade abrange todos/as os/as Voluntários/as que atendem a população num dos diversos Serviços da APAV. O atendimento pode ser feito de duas formas:
- Atendimento presencial, num dos Gabinetes de Apoio à Vítima;
- Atendimento através da Linha de Apoio à Vítima.
Critérios de inclusão:
- Ter mais de 18 anos.
- Para o atendimento presencial em Gabinete de Apoio à Vítima será dada preferência a todos/as aqueles/as com formação ou em anos avançados da formação superior em Psicologia, Direito ou Serviço Social. Contudo, são igualmente elegíveis aqueles/as candidatos/as com formação noutras áreas de formação, desde que após a análise do CV do/a candidato/a, este/a se revele adequado para as atividades a que se propõe.
Voluntário/a para Suporte Técnico / Operacional
Esta modalidade abrange todos/as aqueles/as com ou sem formação académica superior que, em vários âmbitos, que não o atendimento a vítimas, pretendem colaborar com a APAV. São exemplos os/as investigadores/as, tradutores/as, relações públicas, secretários/as, designers, enfermeiros/as, médicos/as, etc.
Esta modalidade de voluntariado é realizada presencialmente ou à distância, cumprindo um horário pré-acordado com a APAV.
Critérios de inclusão:
- Ter mais de 18 anos.
- Com ou sem formação superior, dependendo do apoio que pretende prestar.
Voluntário/a para a Prevenção e Sensibilização
Os/As Voluntários/as enquadrados/as na modalidade de Prevenção e Sensibilização realizam ações de informação e sensibilização ou implementação de programas de prevenção em diversos contextos, com diferentes públicos-alvo e sobre diferentes temáticas relacionadas com o trabalho desenvolvido pela APAV.
Critérios de inclusão:
- Ter mais de 18 anos.
- Com ou sem formação superior, dependendo do apoio que prestar.
Amigos/as Pro Bono
Esta modalidade compreende todas as pessoas que, apresentando uma prática profissional relevante, colaboram com a APAV sem cumprir um horário pré-estabelecido nos Serviços da APAV, podendo organizar a sua atividade de voluntariado conforme a sua disponibilidade, estando em sua própria casa e/ou local de trabalho, por exemplo Psicólogo/a ou o/a Advogado/a que se disponibiliza para prestar apoio a uma vítima de crime.
Os/As Voluntários/as desta modalidade poderão ainda prestar apoio noutras áreas que não o atendimento a vítimas de crime como, por exemplo, apoio a projetos, produção de um logótipo ou campanha de sensibilização, construção de uma base de dados, etc.
Critérios de inclusão:
- Ter mais de 18 anos.
- Com prática profissional relevante.