Portugal dispõe no seu sistema de segurança social de uma Linha Nacional de Emergência Social (LNES - 144).
Este é um serviço público da responsabilidade do Instituto de Segurança Social (ISS, I.P.), gratuito, de âmbito nacional, com funcionamento contínuo e ininterrupto (24 horas por dia, 365 dias por ano), para proteção e salvaguarda da segurança dos cidadãos em situação de emergência social.
Na LNES são tratados essencialmente dois tipos de situações:
- Crise – caracteriza-se por uma situação de grande vulnerabilidade e desproteção, resultante de não estarem asseguradas, a breve prazo, as condições mínimas de sobrevivência, pelo que se impõe uma intervenção urgente e encaminhamento para os Serviços Locais de Ação Social (SLAS).
- Emergência – caracteriza-se por uma situação de grande vulnerabilidade e desproteção, resultante de não estarem asseguradas as condições mínimas de sobrevivência e que constituam um perigo real, atual ou iminente para a integridade física, psíquica e emocional do individuo/família, necessitando de intervenção imediata.
Esta Linha dirige-se a qualquer cidadão que esteja numa situação de emergência social, nomeadamente:
- Violência em contexto doméstico
- Abandono
- Desalojamento
- Sem-abrigo.
A Linha Nacional de Emergência Social garante o acompanhamento das situações de emergência, com resposta adequada, imediata e eficaz,
num período máximo de 72h. Salienta-se que o acolhimento é assegurado, regra geral, até ao dia útil após o acolhimento de emergência.
Este serviço:
- Identifica e dá resposta imediata a situações de emergência social
- Orienta e encaminha para outras linhas e/ou instituições que melhor se adequam à situação apresentada
- Assegura a acessibilidade aos serviços
- Encaminha para acompanhamento as pessoas em situações de grave exclusão social.
A Linha Nacional de Emergência Social trabalha em parceria com os seguintes organismos:
Centros Distritais de Segurança Social/ Serviços Locais de Ação Social;
Associação Portuguesa de Apoio à Vítima;
Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia;
Comissão de Proteção de Crianças e Jovens;
Consulados/ Embaixadas;
Guarda Nacional Republicana;
Hospitais e Centros de Saúde;
Instituições Particulares de Solidariedade Social;
Linha de Emergência Infantil;
Número Europeu de Emergência – 112;
Linha do Cidadão Idoso; Linha SOS Voz Amiga;
Linha Vida – SOS Drogas;
Organizações Não-governamentais;
Polícia de Segurança Pública;
Santa Casa da Misericórdia;
Serviço de Estrangeiros e Fronteiras;
e Serviço Nacional de Proteção Civil.
Para aceder a este serviço, ligue o número 144.