TOPO MAPA SAIR
APAV
 

A APAV - Associação Portuguesa de Apoio à Vítima - é uma organização nacional, sem fins lucrativos, de solidariedade social.
A APAV trabalha para que em Portugal o estatuto da vítima de crime seja plenamente reconhecido, valorizado e respeitado.

A APAV tem como missão apoiar as vítimas de crime, familiares e amigos, prestando-lhes serviços de qualidade, gratuitos e confidenciais, e contribuir para o aperfeiçoamento das políticas públicas, sociais e privadas, centradas no estatuto da vítima.

MISSÃO PRIMEIRA:
APOIAR VÍTIMAS DE CRIMES
A APAV apoia as pessoas que foram vítimas de crime e de violência, os seus familiares e amigos. Apoiamos vítimas de todos os crimes: violência doméstica, maus tratos, ameaças, homicídio, crimes sexuais, rapto, sequestro, furto por esticão, furto de ou em veículo motorizado, furto por carteirista, assalto a residência, roubo, burla, extorsão, abuso de confiança, falsificação de documentos, dano, cibercrimes e discriminação racial, entre tantos outros crimes.
Uma pessoa vítima de crime encontra na APAV o apoio emocional, prático, jurídico, social e psicológico de que necessita para que possa lidar e ultrapassar as consequências de ter sido vítima de crime. Este apoio é prestado pelos nossos técnicos de apoio à vítima.
Para saber onde estamos e como nos contactar, clique aqui.
OUTRAS ACTIVIDADES IMPORTANTES
A prossecução global e sustentada da missão da APAV impõe uma multiplicidade de atividades e projetos que desenvolvemos ao longo do país, dos quais destacamos:

  • a formação a profissionais e instituições;
  • a seleção, formação e supervisão de voluntários;
  • a investigação & desenvolvimento, de forma a ampliar o conhecimento sobre as vítimas de crime e aplicá-lo a novas e melhores respostas;
  • o acolhimento de mulheres e crianças vítimas de violência;
  • a informação sobre direitos das vítimas e sensibilização da sociedade;
  • a prevenção da violência e da criminalidade;
  • a colaboração com as forças de segurança no âmbito do apoio e proteção às vítimas, da formação e das parcerias em projetos nacionais e internacionais;
  • as tecnologias de informação e comunicação no apoio à vítima;
  • a angariação de fundos.
PREVENÇÃO
A prevenção do crime e da violência é uma atividade permanente da APAV na sua missão de apoio à vítima, especialmente junto das crianças e jovens.
A APAV desenvolve ações de sensibilização nas escolas e nas comunidades sobre como prevenir os crimes e a violência e como aumentar a segurança pessoal e da comunidade, diminuindo as oportunidades do crime acontecer mas, também, de como lidar com o crime.

SOLIDARIEDADE, QUALIDADE
A APAV é uma instituição de qualidade certificada pela Norma Portuguesa (NP EN ISO 9001:2008) nos seus serviços de sede.
A solidariedade social faz-se com Qualidade.
Para saber mais, por favor, clique aqui.